Hackeando o aprendizado no mundo das startups – parte Il

Já tem uma Startup?
Hackear alguns processos durante o crescimento de uma startup é muito mais fácil do que você imagina.Basta treinar o desapego sentimental e após desenhar os dois cenários, analisar a curva de aprendizado e possibilidade de acerto de cada um, chega a hora de colocar as mãos na massa e executar.

A forma e tradicional é
1) você tem uma ideia 2) planeja  3) executa o planejamento 4) mensura os resultados

Rackeando
1) você observa o que está dando certo com o concorrente ou modelo similar ao de sua startup e copia

Sei que esse assunto é polêmico e muitos empreendedores não concordam com esse posicionamento de copiar uma ideia, mas pare pra pensar, se o seu concorrente é maior que você, está crescendo, ganhando dinheiro o mais inteligente é copiar o que eles estão fazendo de certo para ter o mesmo resultado em proporções diferentes é claro!

Alguns exemplos

Para que fazer teste A/B, pesquisas em formulário e gastar um tempão para escolher a cor do botão ( COMPRAR ) no seu site que vende roupas ou material esportivo?
Acesse o site da netshoes e copie a cor do botão (laranjado) deles.
Simples assim, porque afirmo que é simples. Já imaginou quantos profissionais f… estão envolvidos nessa escolha? A não ser que a sua expertise seja maior do que uma empresa gigantesca como a netshoes.

Outro clássico é copiar o modelo de negócio, o mito de que toda startup precisa ser inovadora já foi quebrado a muito tempo e até hoje vejo empreendedores que não saem do lugar porque querem inovar em tudo e não fazem o simples que já está provado que funciona.
Alguem inventou o tal do modelo Marketplace um dia e sempre funcionou, então porque estudar um formato de Marketplace diferente e passar meses construindo e testando para no final das contas conseguir o mesmo resultado do modelo tradicional?

Quero deixar claro que é obvio que sou a favor da inovação, mas pensar grande e começar pequeno faz toda diferença na hora de conseguir aplicar o que planejou, sabemos que não é tão simples assim criar um negócio disruptivo e inovador do zero da noite para o dia.

Enquanto alguns ficam tentando ser únicos no mundo tentando criar um negócio nunca antes visto, estamos aqui criando negócios que já existem, copiando o que está funcionando e ganhando dinheiro.

Quer uma consultoria para a sua startup?
CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO