COMO INTERNACIONALIZAR UMA STARTUP BOOTSTRAPPING #01  PENSANDO GLOBAL

O termo é difícil de traduzir, mas é fácil de entender e muito importante para empreendedores de startups. Bootstrap significa criar sua startup usando somente recursos próprios, apertando os cintos do time e não recorrendo a investidores externos. 

O sonho de qualquer empreendedor é: Ter uma grande ideia → conseguir investimento  → enfiar a bandeira em 196 países em 5 anos

Internacionalizar uma startup com investimento é muito fácil, mas levar a startup para os gringos sem ter capital é sempre um grande desafio.

Eu estou enfrentando nesse momento o desafio de levar a minha startup Dinneer.com para outros países sem investimento, usando sacadas de execução simples e sem custos.

Por esse motivo resolvi mostrar em uma série de #Dicas, todos os desafios que estou enfrentando durante o processo de levar o Dinneer para 30 países até Dezembro de 2017

#01 PENSANDO GLOBAL

É muito comum ver empreendedores brasileiros pensando apenas localmente.
Isso é porque estamos na famosa zona de conforto achando que o Brasil é grande o suficiente e não precisamos de outros mercados.
Nesse momento caímos na ilusão que dominando o mercado brasileiro já chegamos no final, sendo que o Brasil pode ser apenas o início.

Diferente de Israel, que está entre os países que mais criam soluções inovadoras globais. A explicação é que eles vivem no meio do fogo cruzado das guerras dos países vizinhos e por esse motivo a visão dos empreendedores sempre foram globais, pois não estão na mesma zona de conforto que nós brasileiros.

#Dinneer

A minha primeira ação foi pesquisar e descobrir sites similares ao Dinneer em outros países.
startupi.com.br/2016/01/encontre-startups-similares-a-sua-pelo-mundo

Após descobrir e estudar 27 sites similares ao Dinneer pelo mundo, eu tive a certeza que ele deveria nascer para ser global. Desde o primeiro dia a minha visão foi criar um modelo que viesse ser aplicado em qualquer país.

A startup que você está criando tem a possibilidade de adquirir usuários ou clientes em qualquer país?
Se a resposta for sim, segue a primeira e importantíssima tarefa.
Encontrar serviços similares pelo mundo e estudar todos para ter um parâmetro geral que vão determinar os próximos passos .


Acompanhe os próximos artigos onde estarei mostrando as dicas praticas de como estou internacionalizando o Dinneer sem investimento e com ações simples e óbvias.